Pensou em Hatches? Deu SUVs.
Em estudo inédito, identificamos a liderança do mercado de automóveis e comerciais leves não pelo emplacamento, mas no valor gasto pelos clientes. Afinal de contas, 1 Porsche 911 movimenta 25x + dinheiro que 1 Onix.
Na 6ª edição, avaliamos 290 Grupo-Modelos de 22 marcas, cobrindo 99,7% do mercado. SUVs representam 21% do emplacamento, contra 40% dos HATCHes, mas com o dobro do valor médio.
Resultado Brasil em 2019? 182 bilhões de reais em vendas, com 31% para SUVs ($55,5 bi).
Como toda média encobre distintas realidades, o clichê dos muitos Brasis dentro do Brasil se reflete em Santos, a campeã entre as 300 maiores cidades do país, com mais da metade, exatos 53%, do valor gasto na compra de carros dedicados à utilitários esportivos!
Mas e onde foram vendidos os SUVs mais caros? No Brasil Agro, com Sorriso/MT em 1º lugar e Primavera do Leste/MT no 2º. A turística Balneário de Camboriú levou taça de bronze, deixando para Nova Lima/MG o desejo do pódio.
Se até a Rolls-Royce se curvou à moda dos SUVs, com o seu Cullinan, oferecido a módicos R$ 4,6 milhões em terras tupiniquins, agora, oficialmente, os SUVs já vendem mais do que qualquer outra carroceria no Brasil.
Pensar fora da caixa pode, e deve, ser utilizado nas decisões empresariais como no desenho da rede ideal, ao levar em consideração mix e potencial de vendas por região.
Comentarios